Prefeito aumenta integração ônibus-trem em 25,23%

Compartilhar:

9A Prefeitura autorizou um novo aumento na tarifa do Bilhete Único Carioca na integração ônibus x trem. O Decreto assinado pelo Prefeito Eduardo Paes, que estabelece este aumento, não aponta qualquer motivação ou justificativa. Além disso, sequer informa quando o aumento passará a valer. E o aumento é de absurdos 25,23%, passando de 4,70 para 5,90 o preço do bilhete.

As tarifas de transporte do Rio já estão entre as mais caras do mundo, considerando a renda média da população trabalhadora. Além disso, é notória a precariedade do nosso sistema de transportes municipal. Demora, veículos lotados, desconforto, mudanças de linhas, acidentes e todo tipo de insegurança motivam reclamações diárias dos cariocas.

Em meio à crise econômica que vive o país e ao ajuste fiscal, que só penaliza os trabalhadores, conceder um aumento de mais de 25% no bilhete único sem dúvida fará a alegria dos empresários da Fetranspor e da Supervia. No entanto, em um país atolado em denúncias de corrupção, essa medida pode ser vista não só como injusta, mas também como suspeita. A falta de transparência e de participação da população na definição das políticas públicas de transporte continua sendo um dos grandes entraves para a melhoria deste serviço público essencial.

Diante deste quadro, o vereador Renato Cinco apresentou na quinta-feira (22) um Requerimento de Informação dirigido à Secretaria Municipal de Transportes, questionando os motivos do aumento e solicitando cópia da planilha de custos e de outros documentos que fundamentaram a decisão da Prefeitura.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *