Plenária de educadores pela CPI do FUNDEB cria Fórum Popular!

Compartilhar:

Na quarta-feira (11), dezenas de educadores da Rede Municipal do Rio de Janeiro participaram da 1ª Plenária da CPI do FUNDEB, no auditório da Câmara de Vereadores.

O Vereador Renato Cinco, proponente da Comissão Parlamentar de Inquérito, apresentou os principais motivos da iniciativa e a importância da mobilização popular para garantir a instalação da CPI.

O debate demonstrou a preocupação dos professores e técnico-administrativos não apenas com seus salários, mas com as mazelas das escolas. Diversas denúncias foram realizadas. Ficou claro que, para os educadores, a verba do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação) não serviu para valorizar os trabalhadores ou melhorar a infraestrutura das escolas nos últimos anos.

Entre os problemas da aplicação da verba do FUNDEB, foi destacado o gasto de 1 milhão de reais com o Jogo Banco Imobiliário Cidade Olímpica, propaganda do governo sem qualquer função pedagógica. Há também convênios privados totalmente desconectados da realidade escolar, como o projeto da Cultura Inglesa, com desperdício constante de materiais didáticos.

O fato de que, entre 51 vereadores, apenas 10 assinarem o pedido de CPI também surpreendeu os educadores, que lembraram os discursos dos candidatos nas vésperas das eleições sobre a importância da educação.

Ao final, a Plenária deliberou pela formação de um Fórum Popular da CPI do FUNDEB, que terá como membros todos que estiveram ali presentes e outros que queiram acompanhar o processo, assim como entidades do movimento social, que serão convidadas a participar.

A primeira reunião do Fórum ocorrerá no dia 1º de outubro, no auditório da Câmara de Vereadores (Praça Floriano, s/n, anexo), às 18h.

 

 

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *