Conquistas e lutas da greve da educação estadual

Compartilhar:

22Na sessão plenária de quinta-feira (02), o vereador Renato Cinco comentou sobre os três meses de greve da rede estadual dos profissionais de educação. Neste período, a categoria conseguiu algumas vitórias, como a eleição direta para diretor, e contou com o apoio de alunos ocupando dezenas de escolas em defesa de melhorias na educação pública do Rio de Janeiro.

Outras demandas importantes, como a destinação de 1/3 do tempo de trabalho ao planejamento das aulas, ainda não foram atendidas.

Cinco também comentou sobre a decisão judicial que determina o retorno das aulas nas escolas ocupadas. O vereador lamentou que alguns diretores estejam usando esta decisão da justiça como o pretexto para forçar a desocupação das unidades, apesar do poder judiciário não ter determinado o fim da mobilização dos estudantes.

“A justiça não estabeleceu os detalhes de como será essa convivência. Tem diretor de escola entendendo que os estudantes precisam desocupar todas as salas de aula. Entretanto, esta decisão não pode ser utilizada como pretexto para acabar com o movimento de ocupações e fortalecer a criminalização e as agressões contra os estudantes”, declarou Cinco.

O vereador também comentou sobre a ocupação do prédio da Secretaria Estadual de Educação e lamentou a total falta de interesse do órgão em negociar com os estudantes.

Veja a íntegra do discurso:

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *