Ato dos Profissionais da Educação Municipal cobra audiência com o Prefeito

Compartilhar:

sepeProfessores, funcionários, merendeiras e auxiliares de creche decidiram em assembleia pelo estado de greve. Após a decisão, o grupo se dirigiu à Cinelândia e protestou pela valorização do profissional de educação e contra as péssimas condições das creches e escolas da cidade. O Ato ocorreu nesta quarta (12), em frente à Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

A manifestação deixou clara a força da categoria, que cresce em sua organização a cada dia, fruto do descontentamento da política educacional do Prefeito Eduardo Paes e da secretária Cláudia Costin. O Vereador Renato Cinco (PSOL) esteve presente na manifestação e no Plenário da Câmara dedicou a fala às questões fundamentais da educação do município. Em discurso Cinco denunciou a falta de aplicabilidade do total dos recursos do FUNDEB na primeira gestão de Eduardo Paes, e dos 25% do orçamento total da prefeitura para a educação.  Cobrou ainda o porquê da secretária Claudia Costin nunca ter recebido  os representantes dos profissionais da educação, postura que compromete democracia, Cinco  ser inadmissível, em uma cidade como o Rio de Janeiro, a ausência de diálogo e negociação com sindicatos e movimentos sociais. Após a fala o vereador foi para o ato que exigia entre muitas reivindicações, o cumprimento da data base com reajuste salarial de 19% e um plano de carreira unificado que de fato valorize os profissionais de educação.

                O Ato que contou com centenas de profissionais foi ilustrado com falas e protestos criativos com cenas denunciando a meritocracia nas escolas, apitasso, paródias musicais e com a chamada pela presença dos vereadores.

                Ao final no ato, uma audiência ocorreu na Câmara com o vereador Luiz Antônio Guaraná (PMDB), o SEPE e um grupo de vereadores e assessores que buscavam garantir uma reunião do sindicato com o Prefeito Eduardo Paes. O vereador Guaraná (PMDB) se comprometeu a encaminhar o pedido de audiência do Sindicato para o Prefeito e responder na próxima terça-feira (18), às 14h, durante novo encontro na Câmara. O mandato do Vereador Renato Cinco (PSOL) esteve presente acompanhando o Sindicato dos Profissionais de Educação, visando mais uma vez contribuir para a negociação.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *