Acampamento anticapitalista reúne jovens de mais de 30 movimentos sociais

Compartilhar:

acampamento.jpg

Durante o fim de semana, jovens das favelas, escolas e universidades se organizaram para discutir iniciativas comuns no combate a um sistema social que os oprime e explora das mais diferentes formas. Entre os debates, foram destaques os espaços feminista; de negros e negras; LGBTs; antiproibicionista; ambiental; estudantil; de ação cultural popular; e da Baixada Fluminense.

Com a participação do vereador Renato Cinco e da companheira Lurdinha, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), o debate sobre Cidade, Estado e Criminalização abriu o acampamento. No intervalo entre os espaços de discussão, dinâmicas poéticas e lúdicas traziam a realidade de violência, exploração e opressão que a juventude sofre. Em todas as mesas, metade das falas e dos papéis de organização foram reservados às mulheres, combatendo a exclusão histórica da participação feminina nos espaços públicos e políticos. As atividades práticas, como a limpeza, a alimentação e o cuidado das crianças, também foram compartilhadas por todo(a)s, a partir da divisão dos participantes em brigadas de trabalho. Apesar disso, não faltou espaço para os esportes, festas e banhos de piscina, em que o combate às opressões esteve presente de forma criativa.

O encontro reuniu jovens do Rio de Janeiro, Caxias, Magé, Nova Iguaçu, Niterói, Casimiro de Abreu e Volta Redonda, além de representantes de experiências semelhantes em São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Brasília. Ao final, deliberou uma agenda comum de ações, uma análise profunda das tarefas da juventude na conjuntura e foi o berço da criação de um novo coletivo de jovens: o Coletivo de Juventude da Baixada Fluminense. Para dar continuidade aos debates, ocorrerá um seminário no início de novembro.

Na segunda-feira, os jovens que estiveram reunidos no acampamento participaram da manifestação contra o leilão do campo de Libra, deixando sua marca na resistência à Força Nacional.

1378069_10200637209395165_728909635_n

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *